Now Playing Tracks

Droste Flora

Caros,

Como prometido, vamos nos aprofundar ainda mais nas entranhas do Math Map que será o o motor do nosso efeito Droste =]. A imagem abaixo é uma amostra do nosso divertido dia =].

.

Prosseguindo, hoje vamos explanar sobre o manejo do filtro mapeador Droste localizado dentro do plugin Math Map o qual já falamos aqui =] . Dito isso, abra uma nova imagem no Gimp, preferencialmente utilize algo que você goste, assim não precisará refazer tantas vezes depois =].

Supondo que você já leu o tão necessário artigo anterior, vejamos a localização do Math Map e do nosso filtro responsável pela “magia do dia” =] .

Ah, Eis aqui o nosso querido Droste =] :

Sua interface apesar de simplista traz todo o necessário para um incrível efeito dividido em dois níveis :

Na primeira aba temos os ajustes padrão do filtro em si, ou seja o nível de corte do cerrilhado *(as vezes acontece e requer um “grau a mais”), se o efeito será animado, pré-visualização ou não e claro se a imagem será replicada com algum padrão de repetição bitmap ou sólido, isso dependerá muito do tipo de efeito que se deseja atingir.

n

Dito isso, vamos para a aba que é literalmente o “centro nervoso” do nosso motor, a que comporta os ajustes do usuário =]:

Vamos ver por função :

Inner/Out Radius:

Esta função é vital, por aqui podemos determinar como se desdobrará o Droste, ou seja se será de “dentro para fora” ou vice e versa. Indo além o trato com este ajuste é bem sensível então convém praticar o uso da barra de valoração várias vezes para que se possa sentir como ela atua sobre o resultado a ser atingido =].

Ainda sobre estas barras de controle, trabalhe sempre com baixas valorações para obter mais detalhes e altas para o oposto =].

Periodicity:
Este ajuste em particular é bem interessante e merece atenção constante, ele é portador do controle de periodicidade dos “giros repetidos” que a imagem irá sofrer, além disso ela também possui a mesma mecânica do ajuste anterior, então quanto mais você praticar, melhor vai ficar =].

Strands, Zoom e X/Y Shift:

Estes são relativamente simples de compreender, O primeiro cria mais um ponto de partida para o efeito enquanto o Zoom, amplia ou diminui o tamanho da intervenção a ser gerada em detalhes, os ajustes X e Y determinam o que será visto no resultado pós filtro =] .

X/Y Center:

Estes parâmetros determinam onde será iniciado o efeito dentro da imagem =]:

Starting Level:

O efeito Droste trabalha com níveis, estes determinam onde começará e terminará o efeito, o padrão é o nível 1 onde o efeito partirá do zero =].

Number of Levels:

Este tem a serventia em definir quantos níveis terá o nosso trabalho =].

Show BothPoles:

O efeito Droste possui dois polos básicos, o inicial e o final, este campo pode mostrar ambos provocando um split na imagem.

Poole Long e Lat:

Este ajuste determina a latitude e longitude dos polos do efeito =],

Tile Poles:

Este ajuste aloca os polos em sequencia repetindo os mesmos =]

Fractal Points:

Este ajuste tem a serventia em determinar se averá ou não pontos de fractal adicionais, pois sim o Droste é um calculo matemático de repetição sendo considerado uma forma de Fractal =].

Auto Set Periodicity:

Este ajuste coloca a periodicidade de repetições do Droste no automático =]

Hiper Droste:

Este pequeno ajuste amplifica as características do efeito em si =]

Tendo visto cada um dos ajustes vitais e suas serventias vamos criar com ele! =]

Para dar um toque a mais podemos ainda aplicar o graphic boost já visto tantas vezes por nós no G’MIC =]

Em camada sobreposta basta aplicar o efeito denominado “Sobrepor” para unir ambas =]

E assim ficou o nosso exemplo do dia!

Dito isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!

6 notes

  1. razgrizbox posted this
We make Tumblr themes